TAG: Chatices literárias

18:09



Confesso que meu primeiro post sobre livros está sendo feito há semanas (já disse que faz muito tempo que não escrevo review sobre o assunto?), mas vi essa tag no blog 'Um Gato Entre Os Livros' e resolvi fazer, porque bem, não é sempre que a gente tem a oportunidade de falar mal de algo, não é?
Achei deveras interessante porque mostra o quanto um livro que todo mundo ama, pode desagradar alguém em algum ponto. Essa diferença entre o gosto das pessoas que torna tudo realmente instigante. Mas então, vamos ao que interessa! 

1) Livro que você achou que seria legal, mas foi um saco: Pode Beijar a Noiva

Quando ganhei o livro de presente, achei que iria adorar porque sou apaixonada por Meg Cabot, e se o livro é dela, ele é ótimo, certo? Errado. Eu não sou a maior fã de livros de época, mas pensei que ainda assim iria gostar dele, mas não foi dessa vez, amigos. Achei tudo tão artificial... o ritmo pareceu deveras surreal pra mim, enfim, não me desceu. 

2) Livro que todos dizem que é fantástico e você nhé: Melancia
Não direi que odiei o livro, porque estaria mentindo, mas depois de ter ouvido falar dele por tanto tempo, imaginei que seria uma leitura leve e divertida, mas foi - durante a maioria do tempo - um tédio. Pensei em parar o livro várias vezes, só realmente não desisti porque não tinha nada melhor para fazer. Já li outros livros da autora e gostei bem mais, então ter ficado entediada enquanto lia foi um choque pra mim.

3) Livro que tinha tudo pra ser bom, mas é chato: Fallen

Que eu gosto de YA não é novidade alguma para ninguém, e bem, Fallen tinha um plot que eu realmente acreditava que poderia ser bom, mas o desenvolver da história é trágico. Quando a única personagem que conseguiu me cativar morre... nossa, foi o fim pra mim. Além de todo o mistério que os livros acrescentam na história e que em momento algum é explicado, torna tudo ainda mais frustrante. 
Outra coisa que contribuiu para o livro ter tido uma imagem positiva comigo antes do começo  da leitura foi a capa. Não tenho palavras para descrever o quão bonita ela é (e as outras da série também) e o fato de ter sido feita por uma brasileira só me deixou mais feliz por isso. Mas dizem para não julgar um livro pela capa, e infelizmente, quebrei a cara.

4) Livro com o personagem principal intragável: Não Sou Este Tipo de Garota

Essa foi a parte mais difícil da tag pra mim, quer dizer, quase todo YA tem uma personagem principal irritante, mas eu sempre tento entendê-las, então fiquei bem em dúvida em quem escolher, mas realmente, a protagonista desse livro se superou em todoso os aspectos. Por mais que ela depois vire uma pessoa decente melhore, ela me irritou muito, sempre se achando a melhor e julgando todos. Por conta disso, esse também foi um livro de difícil leitura.  

5) Livro com o fim terrível: Especiais

Não tenho palavras para sequer descrever o meu descontentamento com o final da série 'Feios'. Sério, a premissa do primeiro livro e o desenvolvimento até o segundo livro da trilogia haviam sido ok, mas do início ao final (principalmente ao final), ficava olhando para o amontoado de papéis com uma cara de "...o que raios eu estou lendo?". Sim, haviam me avisado que o final seria ruim, mas eu não sabia que era ESSE NÍVEL de ruim. As vezes me pergunto o que certos autores tem na cabeça quando escrever séries, porque é bastante comum uma história com muito potencial, acabar assim, de um modo ridículo.

6) Universo que você nunca gostaria de morar: Fuga do Campo 14

Iria colocar Jogos Vorazes nessa categoria, mas ao abrir na minha estante (procurando outras opções) e vi esse livro, pensei bastante em qual escolheria. Ainda não li Fuga do Campo 14, mas só pela sinopse e resenhas a respeito que tive contato, definitivamente o universo que é tratado nela (vale ressaltar que é uma história real) é cruel, sombrio e perturbador (principalmente se você pensar que essas coisas AINDA acontecem).

7) Livro que você tem na estante, mas tem medo de ler por parecer chato: Herança de Maria

Ganhei esse livro em um sorteio de um clube do livro online há uns bons (creio que 5) anos atrás. Ele é nacional, e pela sinopse, me parece um pouco interessante. Até comecei a ler, mas não pude passar das primeiras páginas e desde então não tenho coragem de ler. Se algum dia criar coragem e não gostar, provavelmente vou ficar bem triste, porque minhas fichas estão apostadas nele.

8) Livro que tinha tudo para ser chato e foi “mó” legal: Leite Derramado

Confesso que só o li porque foi paradidático da escola, mas não me arrependi nenhum momento por o ter comprado. Então, por que o livro tinha tudo pra ser chato? Bem, o livro de alguma forma me lembra muito Dom Casmurro e eu já estava saturada dessa história na época que li, mas apesar de tudo, acabei gostando bastante. Não sabia que o Chico Buarque era escritor e curti bastante o seu trabalho. 

Achei que a tag seria mais fácil de fazer (e com isso percebi o quão tento não ver coisas ruins nos livros que leio), mas foi divertida. E vocês, quais são os livros que se encaixariam nessas categorias?

You Might Also Like

3 comentários

  1. Eu juro que li isso logo que vc postou, Milo! Só acabei esquecendo de comentar pq simplesmente não li nenhum desses livros! HAHAHAHAHAHA
    Lembro que quando "Leite Derramado" saiu eu tava trabalhando na Livraria Cultura e vendeu HORRORES, mas nunca li :(

    ResponderExcluir
  2. MILO
    Amei essa tag. Fui respondendo tudo na minha cabeça siuhiughfuisdhgf e até repeti respostas e_e
    ATÉ HOJE não li nada além de Feios mesmo... Argh. Só de pensar que o autor consegue piorar o que nem começa tão bom. MDDC.
    Nunca tive vontade de ler Melancia... Primeiro que acho o nome e a capa estranhos. LMFAO SOU DESSAS mas só de vez em quando.
    Enfim, vou me retirando, mas vou guardar essa tag pra responder qualquer dia hahah
    Abraços~

    Nankin Dust

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SAI DAQUI TU ODEIA TUDO n mas se tu fizesse ia colocar tudo o que eu gosto porque tu é realmente dessas, lmao

      Excluir