RESENHA: Recomeço - Cat Patrick

16:42


Bem, depois de meses sem sequer dar um sinal de vida, nem sei como começar um post. Havia prometido pra mim mesma que iria conseguir lidar com esses períodos caóticos da faculdade, mas não consegui. Finalmente o 7º período acabou e entre ele e o 8º tenho algum tempinho livre para ler e assistir o que desejo, assim, podendo postar aqui! Enfim, o assunto principal do post de hoje é o livro que acabei de ler, Recomeço da Cat Patrick.

Tudo começou com um acidente de ônibus. Daisy Appleby era pequena demais para lembrar — tem apenas flashes do acidente que a matou, e de ter sido trazida de volta à vida. A partir daquele momento, ela se tornou uma das catorze crianças que fazem parte de um programa secreto do governo que visa aprovar um novo medicamento: o Recomeço. Daisy já morreu algumas vezes, e a cada morte ela recebe um novo sobrenome, vai para uma nova cidade e ganha uma nova história. A única constante em sua vida é a própria inconstância. Ao conhecer Matt e Audrey, seus primeiros amigos de verdade, após sua quinta morte, ela tenta criar raízes em mais um lar e começa a descobrir segredos sobre o programa Recomeço. Quanto mais informações vêm à tona, mais Daisy percebe que não passa de um peão em um jogo sinistro, que pode revelar que seu mundo — e tudo no ela que acredita — é uma grande mentira.

Comprei o livro em uma dessas promoções milagrosas da Amazon, não lembro ao certo quanto paguei, mas acredito que tenha sido um valor inferior a 10 reais. Quanto a capa, confesso que me lembra as capas de fanfictions que se encontram por aí. A imagem utilizada pode ser bonita até em fotos, mas vendo ela com meus próprios olhos, não sei, não gostei tanto assim, parece ter algo errado com ela. A tipografia utilizada então... deram um ar de amadorismo do tipo 'até eu faria algo melhor'. Procurei as outras capas desse livro e nenhuma delas me agradou, mas segue em frente. 

Assim como a capa, o livro me lembra fanfic — não que isso seja algo ofensivo, porque existem várias fanfics muito boas, melhores do que muitos livros publicados por aí — mas a sensação de que poderia achar uma história desse jeito em qualquer um dos sites que tenho conta foi bem presente durante a leitura. Principalmente por conta de algumas incoerências no enredo. 

A protagonista, Daisy, não é irritante (como uma grande parte das personagens principais de livros do gênero são) o que seria um ponto positivo, se ela não fosse tão sem graça, além de se encaixar no clichê de personagem azarada e desastrada, o que fica bem claro quando os motivos das outras mortes dela são revelados. Acredito que qualquer um ficaria bem "..." pra essas partes. Foi algo que me irritou bastante durante a leitura. 

Quanto aos outros personagens presentes na obra, nenhum deles chega a se destacar bastante. Audrey e Matt, estudantes da nova escola de Daisy, são irmãos e o relacionamento dela com os dois acontece de modo bem leve e rápido. O que me faz questionar como diabos ela não havia feito amigos nas outras escolas que passou. Uma coisa que achei bastante irritante e me fez revirar muito os olhos durante a leitura foram as descrições de Matt, muito clichês e exageradas, sobre como ele é maravilhoso e blábláblá. Também somos apresentados aos "pais" da garota, assim como outros participantes do programa, mas não conhecemos o suficiente para se apegar a algum deles. 

O livro no geral tem muitas incoerências, não só no plot, mas também referente a atitudes de muitos personagens, o que me fez questionar se não pulei parágrafos ou até mesmo páginas durante a leitura. Apenas dois acontecimentos durante as 303 páginas me fizeram ter alguma reação além de vontade de bater a cabeça na parede. Justamente por isso dei apenas duas estrelas no Goodreads, e acho que fui generosa. 

Para não dizer que apenas falei mal do livro, tem algo nele que gostei bastante: as referências musicais. São citadas algumas bandas e uma cantora que são artistas muito do meu agrado e que fiquei bem feliz de ver no livro. 

Acredito que o fato de ter desembolsado pouco no livro tenha me deixado um pouco mais positivo sobre ele, pois se tivesse gastado o preço integral de um livro nele, acho que teria finalizado a leitura bem chateada por tanto desperdício. 

E vocês, já compraram algum livro em uma promoção e ficaram se perguntando por que gastaram seu precioso dinheirinho?

You Might Also Like

0 comentários