Não, eu não faço Jornalismo

11:28



Uma das coisas que mais me incomoda desde que eu escolhi o que estudaria na faculdade e levaria pra minha vida profissional, foi, sem dúvida, ter que explicar pras pessoas o que é Relações Públicas. E me frustra ainda mais não conseguir conceituar facilmente o que estudo, me levando assim, a dar exemplos de áreas em que posso trabalhar. Outra coisa insuportável são meus parentes (inclusive meu próprio pai!) achar que faço Jornalismo. É da área comunicação, mas não é Jornalismo e muito menos Publicidade e Propaganda! Mas então, o que é Relações Públicas?

Segundo o Art. 1º do Regulamento da Lei nº 5.377/1967, Relações Públicas é "a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada".

Explicando melhor, Relações Públicas é o profissional que planeja, implanta e desenvolve o processo completo da comunicação organizacional como meio estratégico da sua interação com os públicos, assim como mediar seu relacionamento com eles, com o objetivo de gerar uma boa imagem da organização.

O profissional pode trabalhar em áreas como comunicação e planejamento institucional, planejamento estratégico, cerimonial e protocolo, pesquisa de mercado, gestão de eventos e analista de mídias sociais.

Uma coisa que me deixa bem triste é saber como a profissão, apesar de estar presente no nosso dia a dia, ainda é tão desconhecida pelo público em geral. Acho incrível quando converso com alguma pessoa de outro país (ou vendo alguma série e filme estrangeiro) e ela sabe ou cita a profissão de RP.

Alguns personagens famosos de séries/filmes que são Relações Públicas:
  • Samantha Jones - Sex and the City
  • Olivia Pope - Scandal
  • Ray Embrey - Hancock
  • Jerry Maguire - Jerry Maguire (A Grande Virada) 


Pra finalizar o post, um vídeo bem legal do Todo Mundo Precisa de Um RP apresentando melhor as Relações Públicas.


You Might Also Like

0 comentários